• 0

De adeus à flacidez corporal

Categoria : Dicas

Quem não sonha com pernas e bumbum durinhos ou com a pele sem flacidez, que atire a primeira pedra!

Dra. Flávia Andreotti

Estar com um corpo em forma é o desejo de muitas mulheres. Elas sonham em ter pernas e bumbum durinhos, pele lisinha sem nenhum traço de imperfeição ou flacidez.

Além dos fatores genéticos e a idade pelo processo de envelhecimento natural, outros fatores contribuem para o aparecimento da flacidez, tanto de pele quanto a muscular, deixando em evidência essas mudanças dos contornos corporais. Leia tudo que no final temos uma dica bônus especial para você.

Segundo a Dra Flávia Andreotti, Fisioterapeuta e diretora Clinica da Corpus Face Esthetic Center, a flacidez muscular é o enfraquecimento ou redução das fibras musculares que inicia com uma diminuição do tônus muscular até chegar a uma flacidez mais acentuada modificando e alterando os contornos corporais.

A flacidez de pele provem da redução ou rompimento das fibras de colágeno e elastina; causados pela diminuição natural da produção de colágeno; ou rompimento da pele por estiramento; ou aparecimento de estrias comprometendo a elasticidade do tecido.

Veja alguns fatores que causam a flacidez:

  • À partir dos 35 anos as fibras musculares são substituídas pela gordura de forma gradual. Esse processo pode se tornar mais lento de acordo com a nossa rotina de atividades físicas, direcionada a manutenção do tônus muscular em conjunto com uma alimentação equilibrada e rica em proteínas.
  • A exposição solar excessiva pode romper as fibras de colágeno e elastina reduzindo a elasticidade natural da pele e, consequentemente, provocar o envelhecimento precoce com aparecimento de rugas.
  • O sedentarismo deixa de dar estímulos as fibras musculares e a perda de peso radical a curto prazo de tempo, faz não só perder gordura, mas, também, a perder fibras musculares simultaneamente, favorecendo a uma flacidez muscular precoce. Alguns estudos e exames também comprovam a perda de massa óssea desencadeando uma osteoporose futura.

Tecnologias que auxiliam no combate à flacidez

Para manter o corpo em forma é necessário disciplina na rotina da atividade física diária e de uma dieta equilibrada. Além disso, podemos recorrer as altas tecnologias dos tratamentos estéticos que conseguem, a curto prazo de tempo, devolver o tônus e os contornos corporais de forma mais rápida.

O POWER PLATE é uma das tecnologias que trabalha de forma rápida as fibras que perderam o tônus. Os exercícios são realizados em apenas 30 minutos de aula; e os resultados de definição muscular já são visíveis nas primeiras sessões. O PHYDIAS  e a ISOMETRIA também são tecnologias de eletroestimulação que fortalecem e definem os grupos musculares de forma localizada.

A flacidez de pele pode ser tratada por tecnologias como a CRIO-FREQUÊNCIA, moderno tratamento de Radiofrequência; como também com a CARBOXITERAPIA; e COSMÉTICOS com ativos que agem para o estimulo de colágeno. Os NUTRICOSMÉTICOS  como cápsulas de colágeno e silício agem auxiliando no tratamento da flacidez.

BÔNUS:

Uma boa dica para fazer um preventivo em casa é aplicar um esfoliante corporal e facial uma ou duas vezes na semana; e logo após o banho não esquecer de hidratar a pele, massageando até a sua total absorção.

Uma pele hidratada e sem flacidez reduz o aparecimento da celulite, deixando sua pele muito mais lisinha!

Fica, então, aqui as dicas dos procedimentos e aparelhos hoje mais usados nas clínicas de estética que ajudam a combater a flacidez e a melhorar o contorno corporal.

Todas essas Tecnologias estão disponíveis na clínica CORPUS FACE.

Comece agora mesmo a cuidar de você!

Agende sua consulta.


  • 0

Como retardar o envelhecimento?

Categoria : Dicas

A beleza também vem de dentro e reflete nosso mundo exterior!

Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.
Albert Schweitzer
Dra. Flávia Andreotti

O envelhecimento é um processo inevitável e comum a todo ser vivo. Há quem tenha essa noção e cuide do seu corpo, zelando por ele como algo precioso e único.

A valorização da vida, da alma e do corpo, deve ser pensada e mudada, pelas pessoas em busca de uma qualidade melhor de saúde, enquanto há tempo; e, também, de estado emocional e psicológico, tornando sua vida tranquila quanto a sua caminhada aqui na terra.

Hoje podemos buscar na medicina, a “longevidade”, qualidade de vida saudável, diminuindo as doenças, deixando de lado o caminho das enfermidades e da baixa qualidade de vida.

Adotar um estilo de vida saudável, ajuda a ter uma vida longa e melhor. Alguns aliados da longevidade são a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, assim como a distância de comportamentos prejudiciais, a exemplo do tabagismo e do alcoolismo.

Uma dica importante da Dra. Flávia Andreotti é a ingestão, constante, de água; alimentar-se de frutas, legumes e verduras; além de pelo menos uma vez na semana incluir o peixe no cardápio alimentar; entre outros você também pode fazer uso das castanhas, nozes e granola.

Para uma pele saudável e jovem sua receita é infalível e auxilia com resultados  rápidos na ingestão do colágeno.

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo humano, é um componente natural, responsável por dar firmeza à pele e corresponde a aproximadamente 80% do peso seco deste órgão.

Mas como acontece o processo de envelhecimento?

Durante o processo natural de envelhecimento (em associação com outros fatores ambientais e nutricionais), a derme, sofre com a perda de umidade e fica mais seca. Por conta disso, a ligação do tecido conjuntivo perde firmeza e elasticidade, a pele fica mais fina e ocorre o aparecimento de rugas.

O VERISOL consegue desacelerar este processo. Ele é composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno especialmente desenvolvidos para a manutenção da beleza da pele; retardando os sinais do envelhecimento, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e da firmeza da pele.

Os tratamentos estéticos também podem auxiliar na melhora do contorno corporal. Hoje, uma grande maioria das mulheres das faixas de 50 a 80 anos de idade tem buscado esses recursos clínicos, melhorando a flacidez, a gordura localizada e a celulite.

Agende você também sua consulta e saiba mais sobre esses tratamentos.


  • 0

Qual o tratamento estético ideal para o inverno?

Categoria : Dicas

10 respostas para preparar a sua pele no inverno!

Dra. Flávia Andreotti

Após uma longa exposição ao sol, nada melhor do que aproveitar o friozinho para hidratar a pele e acabar com as manchas. Por isso, durante esse período de pouco sol e frio, as estrias e a depilação a Laser são tratamentos ideais de serem feitos no inverno.

A Fisioterapeuta e Diretora clínica da Corpus Face Esthetic Center, Dra. Flávia Andreotti, responderá dez das perguntas mais frequentes sobre os dois tratamentos indicados para a estação mais fria do ano. Confira!

01) Porque o inverno é o período ideal para tratar manchas de pele, rejuvenescimento facial, estrias e depilação?

R: Todos esses tratamentos não dependem de uma única sessão e durante o período de tratamento não é permitido exposição solar, fator que se encontra ideal durante o inverno, período de frio e pouca exposição ao sol.

02) Porque as manchas da face estão cada vez mais frequentes?

R: As manchas na face estão mais frequentes em função do sol cada vez mais intenso no verão e também pela falta de cuidados com horários de exposição solar. Fatores hormonais como durante a gravidez, uso de anticoncepcionais, distúrbios hormonais e também cosméticos fotossensíveis também podem acarretar o surgimento delas.

03) É possível tratar as manchas da face?

R: Sim, porém quanto antes buscar recursos para tratá-las, melhor será o resultado. Os peelings químicos e físicos continuam em alta, mas agora com ácidos e ativos mais modernos e variados. As tecnologias avançadas como LIP, Lasers e Leds devem estar associado ao tratamento para a obtenção de um resultado mais seguro, rápido e eficiente.

04) Quais os sinais e alterações que encontramos em um rosto envelhecido?

R: Encontramos redução da produção de colágeno e elastina, onde a pele perde a sua elasticidade natural, pigmentações com colorações variadas com tons acastanhado e avermelhado, flacidez tissular (pele) e muscular modificando os contornos faciais e redução da maçã do rosto, pele sem viço, sem luminosidade, olheiras presente na maioria dos casos e linhas finas e ou muitas vezes profundas nas regiões dos olhos, testa e também na região naso-labial (famoso bigode chinês).

05) Quais os tratamentos clínicos mais indicados para o rejuvenescimento facial?

R: Para devolver um rosto mais jovem, é necessário terapias combinadas com cosméticos para revitalização intensa (Bioliftings – Leds), Peelings Inteligente para renovação celular, Luz Intensa Pulsada (LIP) para estímulo de colágeno e clareamento, Radiofreqüencia para flacidez tissular e (NIR) Infravermelho para recuperação dos contornos faciais e a maçã do rosto. A Carboxiterapia é também uma grande aliada para ajudar na redução das linhas e também das olheiras. Para o fortalecimento muscular da face, terapia manual específica e isometria.

06) Qual é o tempo médio para realizar um tratamento de rejuvenescimento?

R: Em média apenas dois meses de tratamento, sendo necessário aplicações de uma a duas vezes na semana.

07) E as estrias, como podemos classificá-las? Qual o melhor momento para tratá-las?

R: As estrias são classificadas em quatro graus, sendo o grau um mais leve e o grau quatro mais grave, podendo estar na fase inicial vermelha ou já na fase final branca perolada. Felizmente, todos os casos tem tratamento, mas quando elas estão na fase inicial ainda vermelhas e em um grau mais leve, o resultado final é sempre mais satisfatório. O objetivo é regenerar o tecido lesado tornando-as quase imperceptível.

08) Qual aparelho a Doutora indicaria hoje para a realização do tratamento de eliminação de pelos com laser?

R: Os aparelhos com Laser de Diodo são os mais indicados para a eliminação de pelos, por serem mais precisos e eficazes. Gosto muito do SOPRANO XL, que é um equipamento mais moderno, seguro e quase indolor. Ele possui uma ponteira de safira resfriada que protege a pele e também a sua forma de aplicação faz a sessão se tornar mais confortável .

09) Quanto tempo de tratamento é necessário?

R: O tempo de tratamento dependerá da genética do pelo de cada indivíduo e também de cada região a ser tratada, mas em média será de quatro a oito sessões com intervalos de 30 dias entre as sessões.

10) Quais as regiões possíveis de tratar e as mais procuradas?

R: É possível tratar várias regiões, mas as mais procuradas, pelas mulheres são: axilas; virilha; pernas; face total; buço; queixo; linha alba. Nos homens barba, peito e costas.


  • 1

9 benefícios da caminhada

Categoria : Dicas

Entenda a ajuda que a caminhada trás para a saúde do corpo e da mente!

Dra. Flávia Andreotti

A caminhada é uma atividade física indicada hoje por vários profissionais da saúde, inclusive pelas clínicas de estética e, principalmente, pelos cardiologistas.

Caminhar além de ajudar à emagrecer, colabora com a manutenção da saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e o estresse.

Uma pesquisa realizada em diversas partes do mundo, com pessoas de diferentes nacionalidades e características físicas, mostrou as grandes vantagens da caminhada e, também, as formas que ela pode ser adaptada para alcançar os resultados e objetivos propostos em cada ação.

Assim, você pode escolher caminhar um percurso de 1 Km feito em meia hora, apenas, para relaxar e estará perfeito. Dobrando esse percurso, mas mantendo o tempo, o condicionamento físico deverá ser desenvolvido.

Já se o seu objetivo é emagrecer, além de conquistar o condicionamento físico, então o ideal é no mínimo 3 quilômetros em meia hora, em um percurso irregular contendo descidas e subidas.

Descubra se a caminhada está realmente te fazendo emagrecer!

Para saber se a caminhada está surtindo efeito e se você está realmente emagrecendo é simples, basta verificar o seu batimento cardíaco, mas como??

Ele deve chegar a 70% de sua frequência cardíaca máxima. Para se chegar a esse resultado, primeiro basta que você subtraia a sua idade de 220; em seguida pegue o resultado e multiplique por 70%, o resultado dessa segunda operação será o número de batimentos cardíacos por minuto que você deve alcançar para ocorrer o emagrecimento.

Veja o exemplo de uma pessoa com 40 anos:

Primeiro passo: 220 – 40 = 180 (frequência cardíaca máxima)
Segundo passo: 180 x 0,70 = 126(batimentos cardíacos para ocorrer o emagrecimento)

A caminhada pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou na rua.

Para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:

Andar rápido, de forma que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;
Contrair os músculos da barriga, para manter uma postura correta;
Balançar os braços vigorosamente enquanto caminha, pois melhora a circulação sanguínea.

Os benefícios da caminhada diária são variados e acontecem quando a pessoa à realiza por pelo menos 2 horas e meia durante a semana em conjunto com outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos.

Conheça os 9 benefícios da caminhada:

  • Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Prevenção da obesidade;
  • Perda de peso;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento de todos os músculos do corpo;
  • Melhora da postura corporal;
  • Melhora da ansiedade e estresse;
  • Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
  • Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

A caminhada não deve ser realizada em jejum, pois pode levar a tonturas, enjoos e até mesmo desmaios; já que o corpo pode não ter açúcar no sangue suficiente para realização da prática física.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como por exemplo, pão de cereais e suco de fruta, antes do exercício; evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

Outra dica importante é sobre o uso de calçados e roupas que podem auxiliar a pessoa para uma boa caminhada.

O calçado deve ser um tênis adequado. As roupas devem ser leves e propicias a atividade física – não se esqueça de utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné.

Evite ruas muito movimentadas e os horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h. Faça alongamentos antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Beba 250 mL de água a cada hora de caminhada.

Todos estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões; desidratação; insolação; ou queimaduras solares.

E caso você desejar um resultado ainda mais rápido, você pode associar a caminhada aos equipamentos de alta tecnologia que hoje estão a disposição nas Clínicas de Estética.

A Corpus Face Esthetic Center possui essa estrutura e uma equipe de profissionais especializados, afim de lhe trazer o resultado que você almeja em pouco tempo!

Agende sua consulta e comece já!


  • 0

Cuidados com a pele

Categoria : Dicas

Cuide da sua pele em todas as etapas da sua vida!

Dra. Flávia Andreotti

Confira as principais características e os principais cuidados com a pele que devemos tomar em todas as idades. A Clínica Corpus Face Esthetic Center oferece tratamentos personalizados para todas elas com o que tem de melhor em tecnologia. Clique aqui e agende já sua avaliação gratuita.

20 Anos

Geralmente as peles nessa fase são mais oleosas, ou mistas. Muitas têm tendência à acne. Existe uma produção maior de sebo e os poros são dilatados.

Cuidado Especial: Limpeza e proteção solar. Se quiser ser mais cuidadosa, pode fazer também uma esfoliação semanal.  Se houver manchas use um clareador, faça um peeling de ácido salicílico ou laser uma vez por mês. A hidratação é importante para manter a elasticidade e o aspecto saudável, além de prevenir as rugas. Mas atenção, as oleosas devem ser hidratadas com sérum ou gel.

30 anos

Aos trinta anos, as manchinhas já vão aparecendo, devido ao maior tempo de exposição solar. As rugas finas — chamadas popularmente de “pés-de-galinha” — merecem atenção especial. Em alguns casos, além dos cremes com formulação específica para esta área, a toxina botulínica (BOTOX) pode ser indicada para tratar e prevenir a piora dessas marcas.

Sardas e melasmas (manchas castanhas e arrredondadas), quando se acumulam, podem dar um aspecto manchado e envelhecido, podendo ser amenizados com Luz Intensa Pulsada.

Cuidado Especial: Limpeza, proteção solar, hidratação com renovação celular suave e creme para área dos olhos. Se você quiser dar uma atenção especial à pele, faça esfoliações, use tônicos para complementar a limpeza e se tiver manchas, usar clareadores.

Tratamentos com  ácido retinóico e ácido glicólico são eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas.

40 anos

Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades antiidade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes.  As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial.

Cuidado Especial: Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade e creme para área dos olhos. Nessa fase clareadores já são obrigatórios. Mesmo que você não tenha manchas, use para prevenir pois depois dos 50, mas manchas vem com tudo.

Dica: hidratantes que contém ácido hialurônico, que realmente traz água da atmosfera para dentro da pele, o que faz com que ela pareça mais hidratada e firme. Se houver tendência à vermelhidão (rosácea), é indicado o uso do chá verde tópico ou de medicações como a sulfacetamida sódica. A toxina botulínica atenua as rugas de expressão da testa, dos pés de galinha e da glabela, aquele ponto entre as sobrancelhas.

50 anos

Nessa idade a pele tem uma tendência para se tornar mais sensível, fina e seca.Além da determinação genética, o que determina como você chega a esta idade são os hábitos que você sempre cultivou. A quantidade de radiação ultravioleta acumulada, o tipo de vida que você leva, alimentação, fumo, álcool, exercícios, tudo é relevante agora. A atitude em relação à vida, a alegria, ou seja, os cuidados com a juventude interna contribuem de forma decisiva também. Assim, nos dias de hoje vemos pessoas de 50 anos e mais que parecem muito jovens e outras da mesma faixa etária que parecem muito mais velhas.

Cuidado Especial:  Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores. Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.

60 anos

Nessa fase a pele já apresenta rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina, papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista e sobra excessiva de pele nas pálpebras. É imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade.

Cuidado Especial: Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e clareadores. A higiene diária deve ser feita com sabonetes líquidos suaves ou espumas de limpeza. É melhor evitar sabões muito fortes, que deixam a cútis mais ressecada ainda. E nessa fase o protetor solar não sai de cena; pelo contrário: deve ser o protagonista da nécessaire e aplicado duas vezes por dia. O sol agora é mais nocivo ainda, já que as defesas da pele estão reduzidas. Os procedimentos estéticos que garantem os melhores resultados são:

  • Os peelings médios e profundos
  • A luz intensa pulsada para remover as manchas
  • Laser de Erbium ou CO2 para estimular a síntese de colágeno e atenuar rugas
  • Radiofrequência e infravermelho para melhorar a flacidez, tanto na face como no pescoço
  • Uso de preenchedores para melhorar o sulco nasolabial e as bochechas.
  • Toxina botulínica, para atenuar rugas dinâmicas (aquelas adquiridas com os vícios de expressão)

Não importa qual é a sua idade, na Corpus Face Esthetic Center temos sempre o tratamento ideal para sua pele. Agende sua avaliação gratuita agora mesmo.


  • 0

7 maiores mitos sobre dieta

Categoria : Dicas

Descubra os 7 maiores mitos e não erre na sua dieta!

Dra. Flávia Andreotti

Falar sobre dieta nunca está fora de moda. Cada vez que alguém toca nesse assunto em uma conversa, surgem dicas novas, diferentes e, muitas vezes, inusitadas sobre como fazê-las.

Nós da Clínica de Estética Corpus Face Esthetic Center resolvemos mostrar para vocês os 7 maiores mitos sobre as dietas, pois não queremos que você escolha iniciar uma dieta que não ofereça resultado algumConfira quais são elas:

 

1- O jejum é um método eficaz para perda de peso.

A solução para perder peso não é parar de comer, o jejum só fará obter massa muscular reduzida e causar o efeito yo-yo tão temido.

 

2- Açúcar mascavo é melhor para perder peso do que o açúcar branco.

Suas calorias e composição são as mesmas em ambos os produtos, com a diferença de que o açúcar mascavo não foi refinado e, por conseguinte, mantém minerais e outros nutrientes benéficos para a saúde.

 

3- Produtos light ajudam a perder peso.

Os produtos light possuem menos calorias, sendo pobres em gordura ou os rótulos são enganosos. Também, frequentemente, esses produtos fazem uma versão menor do produto e você acaba comendo mais do mesmo.

 

4- Batatas e massas engordam.

Ambos os alimentos se encaixam em uma alimentação saudável e equilibrada destinada a perder peso através do controle de calorias, bem como o fornecimento de fibras e energia para saciar o dia. Não exagere na quantidade e evite sua utilização em jantares.

 

5- O abacaxi ajuda a queimar gordura.

É completamente falso.

 

6- A salada no jantar engorda.

É um dos pratos de regime mais recomendados para o jantar e ajudam a desfrutar de um sono tranquilo.

 

7- Após o almoço, um licor digestivo.

Esqueça aquele velho hábito pouco saudável. É melhor apostar em um chá, o chá verde é o ideal.

 

Aliado a uma boa alimentação, a Corpus Face Esthetic Center tem o que há de mais moderno em tecnologia para auxiliar no seu emagrecimento e comprova seus resultados. Agende aqui sua avaliação gratuita.

  • 0

8 Dicas para você dormir melhor

Categoria : Dicas

8 dicas para dormir melhor e acordar mais disposta e saudável.

Dra. Flávia Andreotti

Todos sabemos o quanto é bom ter uma ótima noite de sono. Isso tem influência direta de como será o seu dia seguinte, pois afetará seu humor, sua energia, sua disposição. Sendo assim, dormir melhor é necessário.

Confira abaixo 8 dicas que a Clínica de Estética Corpus Face Esthetic Center separou para te auxiliar a ter uma noite de sono melhor e ter uma vida mais disposta e saudável durante o dia:

1. O travesseiro é o melhor amigo do sono. Escolha bem o material do seu travesseiro e a posição que ele é colocado. Dormir de lado é a melhor opção, com a altura do travesseiro igual a distância entre a parte externa do braço e pescoço.

2. Evite dormir assim que chegar do trabalho procure se distrair e relaxar antes.

3. A TV ou o computador, podem atrasar a produção de substâncias que sinalizam que é hora de dormir. Desligue-os.

4. Não pratique exercício próximo à hora de dormir. Faça isso pelo menos 4 horas antes de ir para a cama.

5. Faça refeições leves e não exagere no jantar. Evite comer carne vermelha à noite, ela produz substâncias que aumentam a adrenalina.

6. Ervas como camomila ajudam a dormir e melhoram a qualidade do sono, fazer um chá antes de dormir, é tranqüilidade garantida.

7. Evite bebidas alcoólicas. A sensação de relaxamento é momentânea e afrouxa as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração e causando o ronco, que fará com que você acorde várias vezes durante a noite.

8. Um banho morno e algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro irão ajudar você relaxar o corpo e dormir muito bem .